quarta-feira, 11 de abril de 2012

CASTRAÇÃO

Muitos donos de Pets machos, associam a castração com a retirada da ''masculinidade'', o que só demonstra a ignorância de tais seres, ou aqueles que não aprovam a castração mas todo ano despeja a ninhada de seu Pet na rua, pois acha que irá mutilar o animal...

A castração consiste na cirurgia de retirada dos testículos ou ovários, útero e tubas...sem agressão alguma a saúde ou vida do animal. A cirurgia de castração, traz vários benefícios ao seu Pet, como:

  • aumentar a expectativa de vida
  • reduz os riscos de doenças, como as infecções e tumores
  • evita a continuidade de doenças hereditárias
  • evita as fugas e brigas 
  • diminui a agressividade, o Pet pode ficar mais sociável e caseiro
  • controle de natalidade
Alguns profissionais aconselham o procedimento antes do primeiro cio em fêmeas ou a partir dos 6 meses em machos pois já atingiu a ''puberdade''. Particularmente eu acho totalmente desnecessário já que o dono pode deixar passar muito tempo ou até mesmo acostumar-se com o Pet daquela maneira e desistir da castração...

Todos os meus Filhos são castrados, menos o porquinho né...O Dagh, a Clara e a Aisha foram adotados castrados, o que é um procedimento padrão para Protetores, Ongs, Abrigos e etc..mas o Féliz, como ele apareceu bebezinho, fui castra-lo tarde.

A Vet na ocasião disse que eu poderia castra-lo com 6 meses ou 1 ano, que não teria problema algum e seria até melhor, já que ele estaria mais mocinho. Engano! Foi terrível!!!!!!!!!

Eu passava dias com o coração apertado por não saber onde e como ele estava, pois sumia por 2, 3, 4 dias seguidos e quando voltava estava magro, sujo e machucado...Sabemos que existe seres que gostam de fazer maldades com animais, principalmente com gatos, e eu morria de medo que ele fosse envenenado pois sabia que ele entrava em casas vizinhas...sem contar claro, as disputas, brigas e miados que não nos deixavam dormir.

Foi então que decidi castra-lo de vez!!!!!! E sem esperar mais um dia, o levei para o Vet e hoje ele esta lindo, grande, pêlo brilhante e saudável! Porém ele não perdeu sua rotina, apenas volta diariamente para casa e passa toda a tarde dormindo no sofá e de noite farra...a Vet disse que por ele ter castrado apenas com 1ano e meio de idade, se habituou com as atividades noturnas, longas escapadas e não vai mudar.

Levando em conta essa experiência, sou super a favor de castrar o Pet o quanto antes, a partir dos 3 meses já é possível! E se o seu medo é que ele fique obeso, esclareço que o aumento de peso razoável é muito comum, porém na grande maioria a culpa é mesmo dos donos, que não oferecem alimento apropriado como as Rações Ligth e inclusive aumentam a quantidade de guloseimas e aperitivos que oferecem aos animal.

CASTRAR é respeito, ajuda, consciência, zelo, proteção, saúde, amizade e acima de tudo AMOR!!!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário