segunda-feira, 9 de abril de 2012

Gato Hiperativo

Muitas pessoas gostam dos gatos por serem independentes, e levando em consideração esse fato, notei que minha gata Aisha foge a regra...No começo pensei ser devido a pouca idade , chegada recente em casa, fase de adaptação mas isso tudo se resume em um carência constante e agitação irritante...é, assumo, irritante!


Com vários sinais de carência e hiperatividade, através de pesquisas, descobri que existem gatos que não são independentes e sim, ixigem a atenção e presença de seu dono constanteente. Claro que esta combinação pode afetar o relacionamento ''dono x Pet'' já que acabamos por perder a paciência.

A Aisha mia o tempo todo! Mia para abrir a porta do quarto quando fechada, quando seu potinho de comida esta quase vazio, quando quer brincar, quando quer subir na cama, quando quer dormir, quando esta caçando mosca, ou seja, absolutamente qualquer coisa.E não para enquanto eu não dou a atenção deseja, e pior, dependendo do caso nem isso basta, tenho que pega-la no colo ou deita-la na cama.

E não venham me dizer que é manha, porque a mãe não mimou...

Os especialistas dizem que atender ao pedido do Pet insistente, pode fazer com que ele associe a ação e torne a faze-la quando precisar.O primeiro passo para bloquear essa atitude é resistir! Como??
Sabemos que é quase impossivel não ceder mas vejamos algumas dicas:

  • No caso do gato miar de noite para entrar no quarto, podemos colocar o aspirador de pó ou o secador de cabelo,sem abrir a porta, na direção do local que o gato costuma ficar, faça o processo quantas vezes forem necessario. O barulho irá assusta-lo e com isso, o gato irá criar uma associação, para que a ação não se repita.

  • Sempre que o gato realizar uma ação negativa ou seja, quando o gato tiver um comportamento inadequado, a ação que devemos ter é de punição. Mas tome cuidado para que sua ação, não demonstre para o gato o contrário( que você esta ali para dar atenção a ele), coloque o gato no local desejado sem falar absolutamente nada, com a repetição da ação, teremos uma associação.O importante é impor-se como líder!

  • Devemos no atentar para não associar a punição com agressividade, já que dependendo da maneira, o gato se sentirá ameaçado, assustado ou machucar-se.

    Quem estiver lendo este post e se identificar, saiba que eu particularmente não sei nem por onde começar...apesar das dicas, as vezes as situações parecem sem solução, mas tenhamos fé, postura, pulso e atitude, sem dó. Eu irei testar a dica citada e desenvolver minha liderença, levando em conta o bem estar da Aisha, o meu e principalmente do meu marido kkkk


    26 comentários:

    1. Tô passando pela mesma coisa, menina! Minha gatinha está até perdendo peso de tanta carência. A danada é castrada e tudo mais, até adotei outro gatinho pra brincar com ela, mas nem ele dá conta.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Gleici, dizem que gatos são independentes né?! Imagina, as nossas não são e ainda são agitadas rsrsrsr Mas também penso que pode ser devido a idade...quando jovens são bem mais ativos.

        Excluir
    2. A minha tem o tipo de hiperatividade por excesso de energia, eu acho, ninguém aguenta ela, ela simplesmente não para quieta, acho que ela nem dorme o tanto que um gato normal costuma dormir. Ela é mais ativa, principalmente, ao meio dia e final da tarde até certa hora da noite. Ela morde, arranha todos, incluindo a outra gata que temos (que é SUUPER calma e quieta), sobe por tudo, cortina principalmente, corre e pula de um lugar pra outro, ninguém consegue acompanhar, nesses momentos não dá nem pra fazer carinho nela, porque ela morde. Bem, falta de carinho não é pois quando ela ta caindo de sono tem condições de pegá-la no colo, e adoramos fazer isso quando ela permite ;)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Antes eu achava que o macho geralmente era mais ativo mas percebi conversando com as pessoas que a fêmeas tem algo a mais..srrsrs

        Excluir
      2. Tenho uma gata e é exatamente igual. Tem vezes que se torna insuportável. Não sei o que fazer. Destrói tudo. Trepa tudo. Não me deixa dormir a partir duma certa hora. Nunca pode estar sem comida na taça. Quando vai a areia poe tudo para fora com muita rapidez. Come sempre muito depressa. Tudo o q faz é sempre num stress. Estou desesperada pois estou toda arranhada e marcada nos bracos nas pernas no nariz, porque ela do nada ataca me e Brigo com ela, chego a mostrar a vassoura PA ela ter medo. Mas nada consigo..... Ja fui ao veterinario explico e torno a explicar mas dizem sempre o mesmo, "é da idade " e sei que nao é. Entertanto ela vai me destroindo a casa e mesmo a mim propria. Eu adoro a, fui a buscar ao canil tao pequenina. Sempre a mimei. Tanto eu como o meu namorado. Mas ela tem uma revolta inexplicável. O que fazer?

        Excluir
      3. Tenho uma gata e é exatamente igual. Tem vezes que se torna insuportável. Não sei o que fazer. Destrói tudo. Trepa tudo. Não me deixa dormir a partir duma certa hora. Nunca pode estar sem comida na taça. Quando vai a areia poe tudo para fora com muita rapidez. Come sempre muito depressa. Tudo o q faz é sempre num stress. Estou desesperada pois estou toda arranhada e marcada nos bracos nas pernas no nariz, porque ela do nada ataca me e Brigo com ela, chego a mostrar a vassoura PA ela ter medo. Mas nada consigo..... Ja fui ao veterinario explico e torno a explicar mas dizem sempre o mesmo, "é da idade " e sei que nao é. Entertanto ela vai me destroindo a casa e mesmo a mim propria. Eu adoro a, fui a buscar ao canil tao pequenina. Sempre a mimei. Tanto eu como o meu namorado. Mas ela tem uma revolta inexplicável. O que fazer?

        Excluir
      4. Vixi, igual o gato de 3 meses da minha filha, morde e arranha o tempo todo, se estamos em pé, morde nossos tornozelos, e sentados, pula nas nossas costas, e deitados pula no nosso peito, acabando com nossa móveis, sofá, cama, tapetes, cortinas, tudo. Minha filha tá bem triste, a dias quê é impossível colocar a mão nela quê já morde, adotamos quando ele tinha 1 mes, era calminho mas agora, aff, não dá sucego pra ninguém

        Excluir
      5. Olá! Estou com uma gata assim, hiperativa. Não sei o que fazer. Ela até se armar pra atacar as pessoas. A sua melhorou com a idade? Não consigo nem fazer carinho nela. Estou toda arranhada.

        Excluir
    3. O fato é...
      Ser mãe desses peludos não é fácil mas também é muito gratificante! Eles nos passam tanto amor e carinho que mesmo com todos esses desafios, eu e aposto que nem vocês abrem mão disso.
      Aqui em casa depois de todo esse tempo, ela melhorou um pouco, digo um pouco porque tem momentos que um surto de loucura nela e sai correndo de um lado a outro, mia super alto, arranha tudo, joga as coisas para o ar e não posso ficar longe por muito tempo que ela vem atrás...porém ela se acalmou bastante e até a convivência com o Félix melhorou.
      Acho que ela esta mais madura, ou melhor agora ela é uma jovem menina!

      ResponderExcluir
    4. essa fonte é pessima, com mta dificuldade consegui ler

      ResponderExcluir
    5. O meu gato além de miar como foi descrito, faz muito barulho Pq é surdo e está ficando insuportável p os vizinhos, não sei o que fazer.

      ResponderExcluir
    6. O meu gato além de miar como foi descrito, faz muito barulho Pq é surdo e está ficando insuportável p os vizinhos, não sei o que fazer.

      ResponderExcluir
    7. O meu gato além de miar como foi descrito, faz muito barulho Pq é surdo e está ficando insuportável p os vizinhos, não sei o que fazer.

      ResponderExcluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    9. Minha gata é muito louca ela corre o dia todo de um lado para outro, puxa as tomadas, sai pulando compulsivamente sem parar bem hiperativa mesmo, e quando agt tenta fazer carinho nela ela morde forte as vezes ela deixa fazer carinho mas logo depois vem a mordida, ela sobre nas comidas é totalmente desobediente mas não tem como não amar alsnaknsns

      ResponderExcluir
    10. Minha gata é muito louca ela corre o dia todo de um lado para outro, puxa as tomadas, sai pulando compulsivamente sem parar bem hiperativa mesmo, e quando agt tenta fazer carinho nela ela morde forte as vezes ela deixa fazer carinho mas logo depois vem a mordida, ela sobre nas comidas é totalmente desobediente mas não tem como não amar alsnaknsns

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Estou com uma gata assim, hiperativa. Não sei o que fazer. A sua melhorou com a idade? Não consigo nem fazer carinho nela. Estou toda arranhada.

        Excluir
    11. Meu gato ele não para fica correndo não deixa a minha outra gata em paz as vezes o meu pai não tem paciência e a minha mãe sempre fala que ele tem hiperatividade

      ResponderExcluir
    12. ola minha gata me atormenta mia no meu ouvido a todo momento...nao larga do meu pe em ipotese alguma e pior me morde o tempo todo...certo dia a abandonaram na frente de minha casa sai pela manha pra comprar pao e ela me perseguiu alucinadamente ja fazem dois meses de pura falta de sossego o que eu faço gente :(

      ResponderExcluir
    13. Tenho dois gatos. Um siamês e outro comum. O siamês é calmo mas muito egoísta. Marca território. Mija a casa toda. Mija tudo. Corre atrás do viralata para expulsar o mesmo aqui de casa. Já tentou matar ele. O siamês parece uma onça parda de tão grande. Ele se destaca dos demais gatos. Amo muito os dois. Não sei mais o que fazer para que eles vivam dentro de casa. O Theodoro,o gato comum, treme de medo do Saimom, o siamês. Tive também um gato mestiço de olhos azuis, desapareceu, acredito que roubaram ele. O Alvin era muito lindo, chamava a atenção. Era imperativo de mais. Minha esposa ficou depressiva com o sumiço do Alvin.

      ResponderExcluir
    14. A minha gatinha, a Mai, é exatamente assim. Corre a casa toda, dá cada salto que chega a assustar a gente...escala a cortina da sala, sobe na máquina de lavar...enfim...é uma loucura! Agora, quando a gente chega perto dela, arqueia o corpinho e fica em posição de ataque...parece que somos a presa. Alguém sabe como me ajudar? Agradeço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Estou com uma gata assim, hiperativa. Não sei o que fazer. Ela até se armar pra atacar as pessoas. A sua melhorou com a idade? Não consigo nem fazer carinho nela. Estou toda arranhada.

        Excluir
    15. Nossa eu ja estava desesperada achando que meu gatinho tinha alguma problema. É a primeira vez que tenho um gatinho, ele tem 45 dias, mas nao para um segundo. Todos me falaram pra pegar pois gatos eram independentes e quietos, pois o meu nao me deixa nem comer, ataca a minha mao o tempo todo, morde. E a noite nao me deixa dormir, fica em posicao de ataque e pula no meu rosto, me morde enquanto nao levanto. Acredito que essa energia toda é por ser filhote e espero que acalme na fase adulta.

      ResponderExcluir