segunda-feira, 9 de abril de 2012

Gato Hiperativo

Muitas pessoas gostam dos gatos por serem independentes, e levando em consideração esse fato, notei que minha gata Aisha foge a regra...No começo pensei ser devido a pouca idade , chegada recente em casa, fase de adaptação mas isso tudo se resume em um carência constante e agitação irritante...é, assumo, irritante!


Com vários sinais de carência e hiperatividade, através de pesquisas, descobri que existem gatos que não são independentes e sim, ixigem a atenção e presença de seu dono constanteente. Claro que esta combinação pode afetar o relacionamento ''dono x Pet'' já que acabamos por perder a paciência.

A Aisha mia o tempo todo! Mia para abrir a porta do quarto quando fechada, quando seu potinho de comida esta quase vazio, quando quer brincar, quando quer subir na cama, quando quer dormir, quando esta caçando mosca, ou seja, absolutamente qualquer coisa.E não para enquanto eu não dou a atenção deseja, e pior, dependendo do caso nem isso basta, tenho que pega-la no colo ou deita-la na cama.

E não venham me dizer que é manha, porque a mãe não mimou...

Os especialistas dizem que atender ao pedido do Pet insistente, pode fazer com que ele associe a ação e torne a faze-la quando precisar.O primeiro passo para bloquear essa atitude é resistir! Como??
Sabemos que é quase impossivel não ceder mas vejamos algumas dicas:

  • No caso do gato miar de noite para entrar no quarto, podemos colocar o aspirador de pó ou o secador de cabelo,sem abrir a porta, na direção do local que o gato costuma ficar, faça o processo quantas vezes forem necessario. O barulho irá assusta-lo e com isso, o gato irá criar uma associação, para que a ação não se repita.

  • Sempre que o gato realizar uma ação negativa ou seja, quando o gato tiver um comportamento inadequado, a ação que devemos ter é de punição. Mas tome cuidado para que sua ação, não demonstre para o gato o contrário( que você esta ali para dar atenção a ele), coloque o gato no local desejado sem falar absolutamente nada, com a repetição da ação, teremos uma associação.O importante é impor-se como líder!

  • Devemos no atentar para não associar a punição com agressividade, já que dependendo da maneira, o gato se sentirá ameaçado, assustado ou machucar-se.

    Quem estiver lendo este post e se identificar, saiba que eu particularmente não sei nem por onde começar...apesar das dicas, as vezes as situações parecem sem solução, mas tenhamos fé, postura, pulso e atitude, sem dó. Eu irei testar a dica citada e desenvolver minha liderença, levando em conta o bem estar da Aisha, o meu e principalmente do meu marido kkkk


    7 comentários:

    1. Tô passando pela mesma coisa, menina! Minha gatinha está até perdendo peso de tanta carência. A danada é castrada e tudo mais, até adotei outro gatinho pra brincar com ela, mas nem ele dá conta.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Gleici, dizem que gatos são independentes né?! Imagina, as nossas não são e ainda são agitadas rsrsrsr Mas também penso que pode ser devido a idade...quando jovens são bem mais ativos.

        Excluir
    2. A minha tem o tipo de hiperatividade por excesso de energia, eu acho, ninguém aguenta ela, ela simplesmente não para quieta, acho que ela nem dorme o tanto que um gato normal costuma dormir. Ela é mais ativa, principalmente, ao meio dia e final da tarde até certa hora da noite. Ela morde, arranha todos, incluindo a outra gata que temos (que é SUUPER calma e quieta), sobe por tudo, cortina principalmente, corre e pula de um lugar pra outro, ninguém consegue acompanhar, nesses momentos não dá nem pra fazer carinho nela, porque ela morde. Bem, falta de carinho não é pois quando ela ta caindo de sono tem condições de pegá-la no colo, e adoramos fazer isso quando ela permite ;)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Antes eu achava que o macho geralmente era mais ativo mas percebi conversando com as pessoas que a fêmeas tem algo a mais..srrsrs

        Excluir
    3. O fato é...
      Ser mãe desses peludos não é fácil mas também é muito gratificante! Eles nos passam tanto amor e carinho que mesmo com todos esses desafios, eu e aposto que nem vocês abrem mão disso.
      Aqui em casa depois de todo esse tempo, ela melhorou um pouco, digo um pouco porque tem momentos que um surto de loucura nela e sai correndo de um lado a outro, mia super alto, arranha tudo, joga as coisas para o ar e não posso ficar longe por muito tempo que ela vem atrás...porém ela se acalmou bastante e até a convivência com o Félix melhorou.
      Acho que ela esta mais madura, ou melhor agora ela é uma jovem menina!

      ResponderExcluir
    4. essa fonte é pessima, com mta dificuldade consegui ler

      ResponderExcluir